A fórmula do foco
(como assumir o controle de sua vida)
No início do ano passado, encontrei um filósofo americano que era considerado “o homem vivo mais consciente”.
O nome dele é Ken Wilber.
Comprei alguns de seus livros, como “Uma breve história de tudo”, e fiquei instantaneamente viciado.
Seus ensinamentos sobre holismo, consciência e integração me ajudaram a entender o mundo de um alto nível. Uma lente cósmica. Wilber respondeu às minhas perguntas candentes que outros filósofos não conseguiram.
Pesquisando, descobri uma coisa interessante:
David Deida e Mark Manson (os autores de The Way Of The Superior Man e The Subtle Art Of Not Giving A F * ck) foram ex-alunos dele.
Deida passou a usar o modelo integral para ajudar a explicar a sexualidade e a masculinidade em seus livros.
Minha escrita teve um aumento significativo depois de ler o trabalho de Ken também. Essa coisa de filosofia é muito mais prática quando você está construindo sua própria coisa (como você descobrirá).
Mas Mark Manson… ele teve um encontro interessante.
Manson viu a ascensão e queda de Ken Wilber. Ele era um aluno inflexível. Ele adorava os insights de Wilber.
Mas um dia, do nada, Ken “virou” sua platéia e desapareceu.
O resumo de Mark sobre a queda momentânea de Wilber foi o seguinte:
Não importa o quão consciente seja o ser humano, eles ainda são humanos.
Ken agora está de volta à ação após algum tempo de folga e está fazendo aparições em mais alguns podcasts de nicho.
Enquanto Ken desapareceu do nada e fez algumas observações questionáveis, ainda há muito que podemos aprender com ele. Principalmente quando não tiramos conclusões precipitadas. Seu desaparecimento é bastante revigorante, já que a moderna indústria da espiritualidade é tão ruim quanto a moderna indústria do fitness.
Falhas ocultas que não fornecem a imagem completa.
Assim como Alan Watts é uma biblioteca de conhecimento para acalmar a ansiedade, ele foi vítima do alcoolismo. O que não contradiz sua filosofia. Na verdade, ilumina a natureza enganosa da indústria da espiritualidade.
Watts é um dos poucos que foi fiel a si mesmo.
Recomendo a leitura do trabalho de Ken para ter uma visão completa, mas quero apresentar a você o que ele chama de “hólon”.
Um hólon é a unidade de tudo.
Um hólon é tanto uma parte quanto um todo.
Assim como um átomo é um todo em si, mas também uma parte de uma molécula, e assim por diante até chegar a todo o cosmos.
Os hólons se estendem em direções infinitas, assim como a madeira faz parte de uma cadeira, mas também faz parte de uma árvore, casa e mesa.
Os hólons são os blocos de construção da solução criativa de problemas.
Alan Watts chamou essas “unidades de pensamento”.
Leo Gura chamou isso de “invenções da consciência”.
Um instantâneo do infinito. Um limite que nossa mente cria. Uma das infinitas distinções que permitem que nossa mente atribua significado ao mundo ao nosso redor.
O material oculto que une os hólons é o relacionamento.
Como disse Watts, “existência é relacionamento, e você está bem no meio disso”.
Eles não são apenas físicos, eles são tudo.
Esta é uma percepção poderosa.
Pensamentos, ideias e emoções são hólons.
A luta é um todo em si, mas também uma parte da realização.
Os hólons são melhor compreendidos através da contemplação filosófica. Escolha algo aleatório, como um objeto à sua frente, e siga-o por uma toca de coelho de descoberta por meio de questionamentos.
Sério, escolha um objeto e faça uma série de perguntas o que, como, por que, onde e quando.
Não se limite aqui ao mundo físico, nem mesmo às conexões diretas.
Se eu escolhesse “mel” como meu hólon para dissecar, minha mente poderia segui-lo para:
O processo de fabricação do mel
As abelhas associadas à polinização
Os apicultores e se eles estão ganhando um salário digno
Se algum mal está sendo feito às abelhas
O processo de fabricação e distribuição do mel
Como o mel afeta a saúde humana quando consumido
E avante até o infinito
Mesmo as palavras nessa frase são partes de toda a frase. A frase faz parte de toda esta carta. A carta faz parte do todo do meu conteúdo. E assim por diante.
Você é um todo que inclui seus interesses. Interesses são partes do todo de um nicho. Os nichos são uma parte de um mercado como um todo. Os mercados são uma parte de toda a mídia social.
Se você luta em qualquer área da vida, é porque sua perspectiva não inclui os aspectos que a tornariam completa. É por isso que a compreensão multiperspectiva por meio da mente aberta e do questionamento é importante.
Escravidão Moderna – A Sociedade como um Esquema de Pirâmide
Observe como os hólons são hierárquicos.
Eles transcendem e incluem um ao outro.
Assim como os humanos transcendem e incluem – ou integram – os animais. Com essa transcendência, o espírito emergiu. A conexão das mentes através do intangível.
Tudo é estruturado como uma hierarquia, e existem dois tipos.
A primeira são as hierarquias dominadoras, que é o que dá má fama à palavra “hierarquia”. Estes consistem em uma estrutura de esquema de pirâmide.
A segunda são hierarquias naturais ou “hierarquias de atualização”, que é “uma ordem de totalidade crescente, tais como: partículas para átomos para células para organismos, ou letras para palavras para sentenças para parágrafos. O todo em um nível torna-se parte do todo no nível seguinte.”
Você pode ver a sabedoria em como os humanos replicam essa estrutura na sociedade. Mas de um modo geral, a sociedade cairia sob a definição de uma hierarquia dominadora.
Entidades sociais como escolas públicas, governo, empregos corporativos e até instituições religiosas são estruturadas dessa maneira.
Menos pessoas com mais poder no topo.
Mais pessoas com menos poder na base.
Em um verdadeiro esquema de pirâmide, existem investidores na base que possibilitam a distribuição injusta do poder.
Você “sube” a escada por meio de trabalho árduo, mas raramente chega ao topo. Se há 1000 pessoas no fundo e 10 no topo, só há espaço para um determinado número de pessoas chegar ao topo, obviamente.
Mas, dinheiro não é o maior problema aqui.
As pessoas na base dos esquemas de pirâmide social não estão investindo dinheiro, estão investindo atenção.
Como os humanos sobrevivem em um nível conceitual, e se alguém escraviza sua atenção, você se identificará com essa hierarquia.
Por exemplo, como as pessoas se identificam com o cargo. Quando as pessoas o desafiam, elas ficam ofendidas e voluntariamente concentram sua atenção para permanecerem escravizadas.
O poder em nosso mundo moderno vem da atenção.
Aqueles que detêm o poder no topo de qualquer pirâmide requerem mais energia psíquica coletiva para manter seu poder.
Como discutimos antes, a mente humana anseia por ordem.
Quando podemos concentrar toda a nossa atenção nas tarefas que gostamos de realizar, a vida se torna agradável.
E com crescente ansiedade, incerteza e opressão devido à queda dos valores tradicionais – as pessoas migram para o caminho “seguro e protegido” para se tornar uma engrenagem na máquina social (ou esquema, se preferir).
Substituímos valores religiosos por valores capitalistas para manter nossa sanidade, o que me deixa indiferente. Não estou promovendo ideologia aqui, nem acredito que “voltar à tradição” seja a resposta. Devemos transcender e incluir, ou evoluir, não regredir.
Esta é a definição de escravidão moderna.
Não é físico, é mental.
E é o estado padrão da maioria das pessoas, a menos que estejam cientes disso, que é o que estou tentando fazer aqui.
Campanhas políticas, trabalho corporativo e ideologia religiosa são mantidos com atenção em massa para sobreviver às ideias que formam um ego coletivo.
O condicionamento social desde o dia em que você nasceu restringe sua mente para ver o mundo da mesma forma que todos os outros.
Quando você sai do sistema escolar, você é tão mecânico quanto um animal. Atuando por sobrevivência. A diferença é que você está tentando defender o que outras pessoas lhe disseram ser importante.
Torna-se automático investir nossa atenção em uma hierarquia extrínseca de objetivos. Uma hierarquia dominadora que forma um ego coletivo – por meio do apego à identidade individual – que trabalha para sobreviver conceitualmente.
A visão social coletiva para o seu futuro é tirar boas notas, talvez conseguir um emprego bem remunerado, assistir TV para “acalmar a cabeça” e talvez se aposentar feliz aos 65 anos. Ambos com a busca inconsciente de status, sobrevivência e aprovação.
Com o hábito de investir atenção em jogos de status externos, esse processo continua a nos encorajar a gastar nosso dinheiro em carros luxuosos, mansões e outros itens materiais sem consultar nossos próprios valores, desejos e necessidades – porque nosso eu não é um produto de nossa própria criação consciente.
Você escapa dessa escravidão criando sua própria hierarquia de atualização para investir sua atenção. Uma que ordena sua mente para que você possa aproveitar a vida, criar uma identidade consciente e impactar o mundo por meio de seu trabalho apaixonado. Reprodução através do espírito.
Você pode optar por não fazer nada, mas não escapará de sua necessidade de sobreviver. Não fazer nada sobre sua vida é exatamente como você se torna um escravo moderno.
A Fórmula do Foco – Como Assumir o Controle de Sua Vida
Se você não sabe o que quer, lhe dirão o que quer e você acreditará.
A menos que você tenha dissolvido seu ego e planeje viver como um monge no eterno momento presente, você precisa de um propósito.
Não é viável para alguém com responsabilidades mundanas “viver no presente” por toda a vida. O presente é uma ferramenta. Um presente. Um refúgio ao qual você pode recorrer quando não precisa tomar medidas imediatas.
Qualquer coisa que não seja o momento presente é uma construção mental para a compreensão da realidade.
Como o “sucesso” é determinado por uma hierarquia de objetivos que ordena sua mente e direciona o comportamento, você deve criar o seu próprio.
Vamos criar a estrutura para focar nossas vidas:
Propósito – Sua Estrela do Norte
No auge da sua hierarquia de atualização está o seu propósito.
Para simplificar, seu propósito será sinônimo de sua visão, trabalho de vida e qualquer outro grande objetivo em sua vida.
Isso é crucial. É o passo mais importante para assumir o controle de sua vida porque é o todo que contém todas as partes. Sem isso, tudo o mais falaremos sobre vai desmoronar
Mas, quando se trata de propósito, existem algumas armadilhas a serem observadas:
Você não tem um propósito para sua vida.
Eles vêm em etapas, do raso ao profundo.
Por exemplo, como seu objetivo como adolescente pode ser se vingar de seu ex, tornando-se obcecado pela academia.
Mas, eventualmente, você transcende esse propósito e adota um em torno da saúde, longevidade e prazer.
Não há ações erradas.
(Não conteste essa afirmação. Questione-a. “Errado” é determinado por sua visão de mundo estreita e falta de perspectiva.)
Siga seus desejos, reflita, aumente sua consciência e tome melhores decisões da próxima vez.
Não deixe que a imagem da perfeição (sobre a qual até os mestres espirituais mentem) faça você pensar que não pode dar um passo “errado”.
Minhas “piores” ações levaram aos melhores pontos da minha vida, mas apenas porque eu estava consciente de suas ramificações e mudei meu comportamento de acordo.
Não ficará claro da primeira vez.
Trate isso como um Propósito Viável Mínimo que você refinará com a experiência (você precisa de experiência para se conscientizar das oportunidades).
Se precisar de ajuda com isso, tente criar um anti-visão.
Observe as massas, perceba que tipo de vida você não quer viver e vá na direção oposta.
Eu falo mais sobre isso neste vídeo rápido.
Seu propósito vai desaparecer.
A vida se desenrola em capítulos, como um livro. Cada capítulo tem um propósito ao qual as palavras conduzem.
Você se sentirá perdido entrando em novos capítulos de sua vida, isso é normal.
Alguém disse que você não deveria se sentir perdido? Ou você disse isso a si mesmo? “Perdido” é algo que existe. É bobagem pensar que a natureza infinita da vida não deveria se aplicar a você.
É aqui que a autorreflexão se torna crucial.
Ao seguir a vida, você perderá quase tudo, a menos que reflita sobre suas ações. Ou seja, o que deu certo e o que deu errado, na sua perspectiva.
Quando você entende ambos, eles são dicas de seu próximo propósito.
Como peças de quebra-cabeça. Quando eles se conectam, você sente o impulso de ir all-in. Isso não acontecerá se você estiver constantemente se distraindo.
Como criamos um propósito significativo?
Através do questionamento.
Se você não sabe o que quer, é porque não fez as perguntas certas.
Perguntas de qualidade ditam sua qualidade de vida, porque a qualidade de sua compreensão depende da qualidade das respostas que você recebe.
Você não receberá as respostas para essas perguntas imediatamente.
Você se faz uma pergunta > segue em frente na vida > e reflete sobre sua experiência para obter respostas.
Use essas perguntas como âncoras de atenção. Com essas perguntas divulgadas, sua mente gravitará para perceber as respostas com o passar do tempo:
O que eu realmente quero da vida?
O que é importante para mim?
Qual é a versão mais elevada de mim mesmo?
Como é o meu dia ideal?
O que eu tenho que fazer para chegar lá?
Isso resolve um problema no mundo e qual produto ou serviço se alinha com ambos?
Qual é a próxima fase do meu propósito?
Escrever. Esses. Abaixo.
Processo - A Busca da Maestria
Qual é o processo que lhe permitirá atingir esse objetivo?
Todo objetivo que você tem – por natureza – é acompanhado por uma hierarquia subsequente de objetivos que desce até um pequeno objetivo relacionado ao comportamento, como escrever a primeira palavra de um artigo.
Seu processo, sistema ou estratégia para atingir seu objetivo é como você evita que sua mente caia no caos.
Os sistemas, quando compreendidos, ajudam a manter a ordem em sua mente. Isso por si só aumentará 10 vezes o prazer em sua vida.
O problema é que as pessoas acham que vão ficar bem apenas “improvisando”.
Se você não mantiver essa hierarquia de objetivos no topo de sua mente, você dará muita energia mental – transferida através da atenção – para coisas que o distraem de seu processo.
Torne essas metas conscientes anotando metas de 10 anos, 1 ano, mensais, semanais e diárias.
Mais uma vez, seja o mais específico possível.
Como eles estão escritos, você os refinará com a experiência. Isso por si só é um processo dentro de si que irá ordenar sua mente.
O processo de maestria vem em etapas.
Iniciante, intermediário e avançado em relação às habilidades que você deve adquirir para concretizar sua visão.
Você deve entender em qual estágio está e o que precisa fazer para avançar para o próximo estágio.
Cada estágio terá seu próprio conjunto de ações de movimentação de alavanca para aprimorar seu processo.
Como iniciante em negócios, suas alavancas podem ser aprender os fundamentos de marketing e vendas, escrever conteúdo e fazer conexões online.
Como intermediário, suas alavancas podem estar construindo um produto para que você possa monetizar seu público. Você pode começar a parar de aprender por meio de fontes externas.
Como especialista, suas alavancas podem estar fazendo o que você gosta, redirecionando seu melhor trabalho e diversificando seu alcance.
Mais uma vez, anote tudo isso.
Metas anuais, mensais, semanais e diárias combinadas com as ações de movimentação de alavanca que o levarão em direção à realização.
Prioridade – Tomando melhores decisões
Primeiro, isso encapsula suas ações de movimentação de alavanca que acabamos de discutir.
Estes são melhor enquadrados como metas de desempenho (em oposição a metas de vaidade).
Em vez de apontar para uma meta incontrolável de “50 seguidores por dia”, tente escrever 3 postagens que podem levar a 50 seguidores por dia.
Em vez de apontar para um “artigo bem escrito”, tente escrever 1000 palavras (que você pode voltar e editar).
A especificidade ajuda a reduzir o atrito em torno da ação, porque você está no controle direto do resultado.
Você, neste ponto de sua vida, é uma manifestação de todas as suas escolhas passadas. Essas escolhas não são apenas físicas... mas mentais, financeiras e espirituais.
É seguro dizer que sua vida, daqui a 10 anos, será uma manifestação de suas escolhas hoje, amanhã e no próximo.
Tomar melhores decisões é mais fácil quando você tem um propósito e um processo para equilibrar seu foco, mas não é o suficiente.
Veja como você toma melhores decisões:
Traga o seu propósito para o topo da sua mente.
Isso ajudará você a filtrar o sinal do ruído. Se não for favorável à sua visão, não é importante (a menos que você tenha sido convencido de que é importante por outra pessoa).
Tudo isso leva tempo.
Sua proporção de sinal (importância) para ruído (distração) melhorará conforme você fizer isso.
Obtenha compreensão multi-perspectiva.
Não trave sua mente em uma perspectiva. Tente ver a situação de vários ângulos.
Sua perspectiva é baseada em sua identidade.
Com o tempo, queremos trabalhar para adotar uma perspectiva cósmica. Se você se identifica como o universo, os problemas humanos se tornam menores e você pode começar a trabalhar em busca de soluções criativas para o avanço da humanidade.
Mas, isso leva tempo.
Como humanos, trabalhamos para sobreviver à nossa identidade. Você não pode escapar da sobrevivência, ainda temos uma natureza animalesca em nós. Mas podemos trabalhar para sobreviver a uma identidade mais “iluminada”, como o cosmos, a humanidade ou a versão atualizada de si mesmo.
Se a sua perspectiva faz parte do todo que é a sua identidade, você evolui transcendendo e incluindo diferentes perspectivas até se tornar a totalidade do cosmos.
Comece identificando-se com o seu eu futuro, como eles abordariam as situações?
Se você puder fazer isso, a tomada de decisão se tornará automática, pois você está tentando sobreviver à ideia de seu eu superior.
A perspectiva é tão profunda. Estou planejando outra carta para ele, mas a questão principal é esta:
Como você pode ver a situação que lhe permite percebê-la de uma maneira que conduza à ação?
Perceba a situação de uma forma que lhe permita agir de acordo com o seu propósito.
Problemas só são problemas se você os interpreta como tal.
Se você não tem vontade de sair da cama, dê um passo para trás e pense no seu mísero problema.
Tem gente que não tem pernas. Eles não podem sair da cama sem ajuda.
Tem gente que não tem cama nem comida para cozinhar de manhã.
Adote a perspectiva deles e interprete seu problema pelas lentes deles, você acha que eles se importam se você não “sente” vontade de sair da cama?
Você tem um propósito a realizar.
Mover.
Consciência
Estado de consciência é tudo.
Por meio do condicionamento social – para que possamos operar dentro da sociedade – a maioria das pessoas tem uma visão de mundo estreita.
Essa visão de mundo contém suas crenças que influenciam os pensamentos que influenciam as emoções que influenciam a atenção.
A atenção influencia o comportamento.
Se você estiver apenas ciente do caminho que a sociedade traçou para você, sua atenção será voltada para esse caminho e escravizada em troca de sua sobrevivência.
Um salário estável. Um cônjuge com quem, intrinsecamente, você não tem nada em comum. E, claro, muita responsabilidade… assim você não consegue investir atenção nas suas próprias coisas.
A sociedade está bem ciente da natureza mecânica dos humanos.
Ao perseguir suas próprias coisas, isso se tornará mais fácil com o tempo.
Este não deveria ser um processo fácil.
Alguns até argumentariam que elevar sua consciência é o sentido da vida.
Você eleva sua consciência questionando tudo, ganhando consciência de um futuro potencial e aprendendo a lidar com esses altos e baixos... por toda a vida.
Você eleva ainda mais sua consciência criando uma identidade holística, como a humanidade ou o cosmos, e expandindo sua mente para incorporar essa perspectiva.
Seu comportamento seguirá e verdadeiros problemas se revelarão que você pode resolver por meio da criatividade.
Desafio – A Fonte da Sabedoria e da Evolução
Sua hierarquia de atualização pessoal – propósito, processo e prioridade – deve ser desafiadora.
Muitos objetivos convencionais são desafiadores no início, mas esse desafio logo desaparece. E esses desafios não são algo que você realmente deseja enfrentar.
O desafio restringe ainda mais a atenção. Isso ajuda a eliminar distrações que o tirem do caminho.
Cada objetivo subseqüente que seu processo apresenta para atualizar sua visão exigirá que você cresça.
Ou seja, você terá que investir em sua educação para adquirir o conjunto de habilidades necessárias para atender ao desafio dessa meta.
A fonte do aprendizado é a luta, não a memorização.
Esse não é um show corporativo em que você para de evoluir em um determinado degrau da escada. Evite a repetição irracional sem progressão.
Clareza - autocorreção com o tempo
Se criar seu propósito, processo e prioridades não for fácil para você, não caia na mentalidade de solução rápida.
Nada disso é fácil.
Nada disso é imediato.
Nada disso ficará claro no início.
Você pode prever o futuro, mas é impossível ter uma previsão perfeita.
Estamos falando de VIDA, não de DIA.
Vai levar tempo e, se ainda não o fez, volte e escreva tudo isso da melhor maneira possível.
A autorreflexão será sua melhor amiga nesta jornada.
Todo mês, volte ao que você anotou.
Reflita sobre o que deu certo e o que deu errado.
Mas entenda, no momento, não existem escolhas certas ou erradas. Não há como saber com 100% de certeza aonde suas ações vão levar. Fique confortável com a natureza incerta da vida.
A experiência é como você refina seu propósito com o tempo. É assim que você cria sua própria certeza (em sua capacidade).
Você não sabe o que melhorar se não cometer erros.
Consciência gera consciência.
Alinhamento - Potencial Extrínseco com Progressão Intrínseca
A pirâmide superior – propósito, processo, prioridade – cria uma realidade potencial para você criar por meio de suas escolhas diárias.
Estes são responsáveis por neurotransmissores extrapessoais como a dopamina.
A pirâmide inferior – consciência, desafio e clareza – cria uma ordem cada vez maior em sua mente.
Estes são responsáveis por neurotransmissores peripessoais como endorfinas.
Quando eles se alinham, você cria um coquetel neuroquímico que continua circulando em seu cérebro. Torna-se muito mais fácil viver em algum grau de estado de fluxo, com o foco no futuro e pouco para desviá-lo do caminho.
Você alinha essas pirâmides por meio da atenção.
Ou seja, você precisa criar tempo para trabalhar em direção aos seus sonhos, refletir sobre seu progresso e refinar sua estratégia.
Troque o consumo irracional pela construção futura.
Viva na realidade mental que você criou para si mesmo.
Esta é a sua realidade – uma observação sobre a fórmula do foco
Isso não se aplica apenas à sua vida.
Aplica-se a tudo o que você faz.
Se você está construindo um negócio paralelo, precisa de um propósito, processo, prioridades e tudo mais.
Se você está escrevendo um artigo, você precisa do mesmo. Até a estrutura do referido artigo é a mesma. Você se comunica com o mundo externo por meio de hierarquias de atualização persuasivas.
Esta é uma metafórmula para operar em seu potencial mais alto na escala macro e micro da vida.
Por último, esta é a sua realidade.
A Fórmula de Foco que você criou é para onde você traz sua atenção de volta quando as distrações acontecem.
Mantenha a cabeça baixa no seu mundinho, mirando no seu propósito, e as opiniões alheias deixarão de ter peso.
Fique focado.
Coloque seus fones de ouvido, levante o capuz, deixe as pessoas criticarem e concentre-se em criar um futuro melhor para você e para o mundo.
– Dan Koe